O primeiro Rock in Rio foi um evento gigantesco, um “Woodstock eclético-mainstream” dos anos 80, só com que com muito mais gente – matéria do Estadão diz que o festival teve “quase 1,5 milhão de pessoas, o equivalente a cinco Woodstocks” – e com um monte de artistas que nunca tinham se apresentado por aqui. E que ainda aconteceu justamente na semana em que foi eleito [indiretamente] o primeiro presidente civil do Brasil depois de 21 anos de ditadura militar, e o último a ser eleito indiretamente.
“Emblemático”, “lendário”, “único” e “inesquecível” são adjetivos que eu já li e ouvi várias vezes explicando a “mágica” desse primeiro Rock in Rio – “mágico” também foi um. E dá pra imaginar que tenha sido mesmo.
O que é?
14 clássicos do primeiro grande festival de música do Brasil
O que toca?
Rock, Pop, MPB
Cheia de manias?
Se tem uma, é ter escolhido “América do Sul”, que abriu o Rock in Rio, pra abrir a lista.
Tentei resgatar também algumas coisas de quando comecei a ouvir rádio, como a “Love of My Life” que só tocava em versão ao vivo nos programas românticos, provavelmente por causa do show emblemático/lendário em que o Freddie Mercury regeu o público enquanto a banda tocava ela. Mas o principal é a sequência de músicas que eu gosto de alguns artistas que tocaram naquela época.
Um monte de gente ficou de fora, mas a playlist ficaria muito “colcha de retalhos” se eu colocasse todo mundo que eu gosto. 🤐
E o que tem?
Ney Matogrosso – América do Sul (ao vivo) (1989)
Whitesnake – Love Ain’t No Stranger (1984)
Os Paralamas do Sucesso – Meu Erro (1984)
The B-52’s – Legal Tender (1983)
Pepeu Gomes – Masculino e Feminino (1983)
Iron Maiden – Run To The Hills (1982)
Barão Vermelho – Pro Dia Nascer Feliz (1983)
AC/DC – Highway To Hell (1979)
Kid Abelha – Alice (Não Me Escreva Aquela Carta de Amor) (1984)
Yes – Owner of a Lonely Heart (1983)
Gilberto Gil – Não Chore Mais (No Woman, No Cry) (1979)
James Taylor – You’ve Got a Friend (1971)
Blitz – A Dois Passos do Paraíso (1983)
Queen – Love of My Life (live at Festhalle, Frankfurt) (1979)
Eduardo Souto Neto – Rock in Rio (1984)*
Toca aqui:
* na versão do 8tracks
Nossa amo relembrar e com muito orgulho ter ido no Primeiro Rock in Rio.graças a Deus era música de verdade que infelizmente o atual tem em sua programação coisas que meu ouvido não suportaria.
CurtirCurtido por 1 pessoa