A playlist de hoje passeia pelo vaporwave e por gêneros similares que têm em comum a exploração da estética dos anos 80 e 90 como base para criações de paisagens sonoras etéreas, oníricas e, às vezes, meio perturbadoras.
A ideia nasceu logo que comecei a explorar o TikTok, numa época em que apareciam muitos vídeos de dreamcore (estética inspirada em sonhos, com cenários e situações surreais com uma pegada meio nostálgica, meio melancólica) e weirdcore (que é basicamente a mesma coisa, só que com foco em causar incômodo).
Nesses videos costumam aparecer espaços comerciais abandonados, corredores vazios e todo tipo de “não-lugar” em contextos bizarros – os vídeos de backrooms são um bom exemplo disso.
A primeira faixa (“aquatic ambience”) é um hit dos primórdios do TikTok e dá uma boa ideia do tom da seleção. O Lado A ainda traz samples de canções bastante conhecidas dos anos 70/80, como “(I’ll Never Be) Maria Magdalena”, da Sandra (em “Dillards”), “Too Shy”, do Kajagoogoo (em “virtual”), “Lady Lady Lady”, do Joe Exposito (em “late delight”) e “How Deep is Your Love”, dos Bee Gees (em “When Your”).
Essa é mais uma playlist maluca pra dormir, mas não só pra dormir.
Em tempo: ouvindo de fone é mais gostoso.



