A playlist de hoje é minha, mas o repertório, não.
Quando vi a série documental “Caçador de Marajás”, do Globoplay, não pude deixar de notar como o uso de músicas de sucesso dos anos 60 aos 90 trouxe um “molho” que me prendeu ainda mais na história.
Pra quem ainda não viu, a série tem sete episódios narrando, de forma cronológica, com depoimentos de FHC a Leleco Barbosa (“porra… porra!”) e com um vasto material de arquivo, a trajetória do ex-presidente Fernando Collor desde antes da eleição como governador de Alagoas até o impeachment como primeiro presidente eleito pelo voto direto depois de 21 anos de ditadura.
A história é bem mais interessante que a sinopse – se você ainda não viu, recomendo muito -, mas o foco aqui é na trilha sonora.
Procurei colocar na playlist as músicas mais ou menos na ordem em que apareceram nos episódios – não rigorosamente, mas no sentido de reconstruir a narrativa de ascensão e queda que o uso das músicas reforça na série.
A mistura de estilos tão diversos que chegam a ser antagônicos e muitas vezes na sequência, como em algumas trilhas de novela, ajuda a viajar até o Brasil da segunda metade do século XX de um jeito bem gostoso. E a capa, inspirada no leiaute das capas de fita das trilhas de novelas da Globo, também.



