Moog circus

A playlist de hoje é uma maluquice: uma hora de músicas divertidas feitas para sintetizadores Moog.

Moog é a marca dos primeiros sintetizadores analógicos comerciais, fabricados entre 1965 e 1981. Mas, mais do que a marca, os instrumentos projetados pelo engenheiro estadunidense Robert Moog foram responsáveis por popularizar a música eletrônica, que até então era feita de forma ainda mais experimental do que o que você vai ouvir aqui.

O Moog já foi usado para soar cósmico, psicodélico, progressivo. Mas a graça desta seleção é outra: faixas que parecem caricaturas sonoras e trazem aquele clima do episódio do Chaves no parque de diversões. (Aliás, falando no Chaves, as músicas instrumentais usadas na dublagem brasileira da série só não entraram aqui porque vão ganhar uma playlist exclusiva).

A maior parte das gravações vem dos anos 60 e 70, quando a sonoridade do sintetizador ainda era novidade, mas a viagem vai até 2023 – prova de que essa “brincadeira com o Moog” não ficou presa ao passado e continua atravessando gerações.

A base do repertório é formada por pioneiros como Jean-Jacques Perrey e Gershon Kingsley, mas o Brasil também está presente, com destaque para Renato Mendes e faixas de “Electronicus”, álbum de 1974 que repensa sucessos populares brasileiros em linguagem eletrônica.

Dica final: fica bizarramente interessante como música de fundo em dia de trabalho.

Moog circus - Lado A
Moog circus - Lado B

Toca aqui:

Ouvir no Amazon Music   Ouvir na Deezer   Ouvir no Spotify   Ouvir no Tidal   Ouvir no YouTube Music