Depois de tantos anos postando aqui, pode parecer que os temas pra playlists novas vão ficando mais escassos. Ainda tem muita coisa a explorar, mas os temas mais “básicos” geralmente estão nas listas mais antigas. As novas surgem muito pela brincadeira de experimentar temas inusitados, o visual das capas ou novas combinações com músicas já conhecidas. Às vezes, como hoje, é tudo isso junto.
O repertório da seleção de hoje foi se formando com sobras de outras playlists ou até com músicas que já apareceram por aqui, mas que deixei anotadas à parte porque tinham muita “cara de comercial de margarina”.
Pra quem é mais jovem, vale dizer que a instituição “comercial de margarina” marcou a propaganda brasileira do século XX. Famílias tradicionalíssimas (pai, mãe, dois filhos – geralmente um menino e uma menina -, todos brancos), cozinhas bem diferentes das que a maioria das pessoas que consumia margarina tinha em casa e cafés da manhã de novela. Tudo isso com uma atmosfera de felicidade idealizada e fotografia amarelada. Algumas coisas que hoje a gente poderia ver como positividade tóxica.
Mas foi na parte positiva – e não na não tóxica – que eu quis focar aqui. Letras que exaltam simplicidade, otimismo, nostalgia e contemplação. Música gostosa de ouvir pra começar o dia enxergando o lado bom da vida.
Pra completar, um capa de comercial real de margarina, tirada da contracapa de uma edição da revista Manchete dos anos 50 (edição 186, de 1955).



