Reforçando uma coisa pro pessoal mais jovem, que talvez nem esteja aqui: quando eu era criança, nos longínquos anos 80, lugar de ouvir música era o rádio – e, dependendo da região, nem tinha tanta opção assim. Nas viagens para o litoral norte de SP, só existiam duas emissoras: a Beira Mar FM de São Sebastião (atual Rede Aleluia – a Beira Mar continua em Ubatuba) e a Morada FM, que segue tocando tudo quanto é novidade* em 95,5 MHz.
Algo que tocava nelas e que me remete muito àquela época é o que eu chamo de “rock de verão”: rock australiano e californiano misturados com uma surf music revisitada dos anos 80/90, alguns one-hit wonders, um hard rock solar de propaganda de cigarro** e um tiquinho de new wave. Uma coisa que hoje pode até ter uma vibe meio “tiozão classic rock”, mas sem nenhum ranço autoritário/reacionário.
A lista de hoje é o volume 1 porque não queria extrapolar o tempo de uma fita de 90 minutos. Semana que vem tem volume 2.
Em tempo: pra ficar mais retrô ainda, o Lado B é diferente do Lado A e traz indie rock à mistura e até duas faixas mais “novas” (dos anos 2000 – duas décadas atrás). A referência radiofônica, nesse caso, muda para uma rádio paulistana já citada aqui algumas vezes: a Brasil 2000 FM.


* um adendo porque meu primeiro parágrafo é uma deixa pra alguém dizer que “hoje só tem porcaria no rádio”. Todas as músicas dessa lista têm mais de 30 anos. Na década de 80, música lançada há mais de 30 anos era música dos anos 50. Então seu tio que, naquela época, ouvia Nelson Gonçalves, Celly Campello ou Francisco Alves já devia achar uma porcaria tudo o que tocava no rádio. Sorte nossa que hoje existe mais acesso e todo mundo pode escutar o que quiser na plataforma que preferir. 😉
** sobre as trilhas de propaganda de cigarro dos anos 80, um spoiler: vai ter playlist específica disso por aqui ainda neste verão.


[…] fazer uma continuação da lista da semana passada, pensei numa coisa mais vespertina, que remetesse à viagem de volta – colocando o volume 1 […]
CurtirCurtir