8tracks com restrições fora dos EUA e Canadá

Desde 16/02/2016, o 8tracks parou de oferecer streaming a partir dos servidores deles para quem estiver fora dos Estados Unidos e Canadá. Quem não está nesses países vai reproduzir áudio do YouTube e só pelo site – os aplicativos para Android e iOS foram bloqueados (imagem acima).

Eles mandaram um e-mail no qual prometem voltar ainda esse ano através do site de algum parceiro de streaming e com aplicativos móveis (?), mas não dão data – e ninguém garante que exista intenção de voltar de verdade ou que seja só uma forma simpática de não dizer “tô indo embora bjs”.

O motivo do bloqueio é que eles pagam direitos autorais só nos EUA e Canadá, que são os únicos países em que eles comercializam o 8tracks. Eles informam no e-mail que estão procurando um acordo global com as gravadoras pra voltarem sem restrições geográficas. E, por enquanto, fica assim.

As minhas playlists que estão lá, vão continuar e vc vai poder ouvir na web, nesse esquema deles. As que forem atualizadas vão sair de lá e ficar só nos serviços de streaming. E todas que fiz lá e que ainda não estão na Deezer e Spotify, vou tentar trazer mais rápido – até pra eu mesmo poder ouvir com mais facilidade, em mais dispositivos e com a qualidade de som deles, que é ótima.